​A Universidade Federal Fluminense – UFF nasceu em Niterói e, com a proposta de atender também o interior do estado, expandiu-se para outras cidades: Rio das Ostras, Macaé, Volta Redonda, Nova Friburgo, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes e Santo Antônio de Pádua. Além disso, a universidade não se restringe ao estado do Rio de Janeiro, tendo um campus em Oriximiná, no Pará. Mesmo em Niterói, temos diversos campi: Campus do Gragoatá, Campus da Praia Vermelha, Campus do Valonguinho, Escola de Enfermagem, Faculdade de Direito, Faculdade de Economia, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Veterinária, Hospital Universitário Antônio Pedro (onde funcionam a Faculdade de Medicina – cujo prédio separado está sendo construído – e o Instituto de Saúde da Comunidade) e o Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS). Na graduação de Medicina, os principais campi usados são:

Hospital Universitário Antônio Pedro

 

Valonguinho

​No Campus do Valonguinho, os alunos de Medicina passam grande parte do primeiro e segundo anos, no Departamento de Morfologia (Anatômico). Próximo ao Plaza Shopping e à Estação das Barcas – Praça Arariboia, é um local de fácil acesso. Lá, os estudantes têm acesso à Biblioteca Central do Valonguinho, na qual são disponibilizados uma grande quantidade de livros da área biomédica. Ao lado do Valonguinho, também se encontra o prédio do DCE – Diretório Central dos Estudantes, onde ocorrem as reuniões do mesmo, além de haver um auditório (onde, inclusive, acontecem os ensaios da Bateria Leões da UFF), lojas, xérox e um bar, onde estudantes de toda a UFF confraternizam.

 

Instituto Biomédico

​Antigamente, no Instituto Biomédico encontrava-se a sede da Faculdade de Medicina, que foi transferida para o HUAP. Porém, ainda temos algumas aulas lá, como Morfologia, Farmacologia, Mecanismos de Agressão e Defesa e Fisiologia. Atualmente, lá dispomos de diversos laboratórios (Histologia, Fisiologia, Farmacologia, Microbiologia, Parasitologia), a Biblioteca do Instituto Biomédico e uma cantina. É interligado ao Campus do Valonguinho por uma escadaria, que termina no prédio do Departamento de Morfologia.

 

Gragoatá

​No passado, os alunos frequentavam o Campus do Gragoatá somente às vezes, no Trabalho de Campo Supervisionado I (TCS I), porém, desde 2020 o Instituto de Biologia, que antigamente estava localizado no Campus do Valonguinho ganhou uma nova cara e uma nova sede. Sendo assim, agora os alunos passam boa parte dos dois primeiros anos no Bloco M do Campus do Gragoatá, em disciplinas como Bioquímica, Neurobiologia, Imunobiologia, Biologia Celular, dentre outras. Além disso, também estão localizados no Gragoatá o Restaurante Universitário, a Biblioteca Central do Gragoatá e a Coordenadoria de Seleção (COSEAC). Geralmente, lá é onde se realizam os procedimentos de pré-matrícula e as atividades de Acolhimento Estudantil. Portanto, é um campus de grande importância para os estudantes de Medicina e da UFF, de forma geral.

 

2021 – Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense

Rua Marquês de Paraná, 303 – Centro, Niterói – RJ, 24220-000

1