ARRASTE PARA BAIXO

COORDENAÇÕES

  • ㅤGERALㅤ
  • FINANÇAS ㅤ
  • CULTURAL E CIENTIFICA
  • DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
  • RELAÇÕES ESTUDANTIS
  • SÓCIO ESPORTIVA

A coordenação Geral apresenta como função principal promover a integração e garantir o funcionamento das demais coordenações.

A coordenação de Administração e Finanças apresenta dentre as suas funções a gestão do fluxo de caixa e a garantia da transparência dos dados.

A coordenação científico cultural apresenta como função promover a formação acadêmica e garantir a presença de debates científicos e culturais.

A coordenação de Divulgação e Imprensa apresenta como função principal a promoção do trabalho de base e a garantia da divulgação das ações referentes ao diretório.

A coordenação de Relações Estudantis apresenta como principal função a promoção da articulação estudantil visando garantir os direitos do corpo discente.

A coordenação Sócio-Esportiva apresenta como função principal a promoção de saúde física e mental.

FUNCIONAMENTO GERAL

SOBRE O DABT

O Diretório Acadêmico Barros Terra (DABT) foi fundado no dia 29 de Julho de 1929 pelos acadêmicos da Faculdade Fluminense de Medicina e nomeado, em homenagem ao diretor Antônio Barros Terra, quatro anos após sua criação. Durante seus 92 anos de existência, o DABT lutou pela continuidade do curso de medicina em Niterói, pela federalização da faculdade, pela reabertura do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), pela aquisição de um espaço físico destinado aos estudantes, além de atuar como resistência na ditadura militar. Atualmente, nosso diretório segue lutando por uma educação pública, gratuita e de qualidade, sempre em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da vida, do Estado de direito e de outros pontos estatutários.

 

Ainda, o DABT é composto por todos os alunos regularmente matriculados no curso de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), os quais atuam na frente da luta estudantil buscando intensificar as ações discentes da diretoria. Essa, por sua vez, é composta por acadêmicos da Faculdade de Medicina da UFF, eleitos para o mandato de um ano e sendo responsáveis por representar os(as) alunos(as) em reuniões e em eventos esportivos e acadêmicos. Ademais, os discentes eleitos são divididos em seis coordenações, dispostas nos ícones acima, as quais refletem a variedade de atuações que o DABT possui para garantir a representação do corpo discente da Faculdade de Medicina da UFF.

CONHEÇA AS ATIVIDADES ESTUDANTIS

A CLEV (Coordenação Local de Estágios e Vivências) é um grupo de alunos que funciona como uma extensão do diretório acadêmico que representa a Faculdade de Medicina nos eventos e estágios promovidos pela DENEM (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina). Ela se articula com a coordenação de estágios da DENEM para promover intercâmbios de alunos entre instituições de ensino no Brasil e no mundo, sendo responsável por informar e acompanhar os intercambistas durante todo o processo. Existem 8 modalidades de intercâmbio dirigidos pela CLEV: dois nacionais (EN e ENMFC) e 6 internacionais (SCOPE, SCORE, SCOPH, SCORA, NBC e NBChi). Os programas contemplam atividades diferentes - como prática hospitalar e pesquisa clínica - e oferecem vagas por meio do edital de pontos e do edital de sorteio.

Para mais informações sobre o pré-universitário social totalmente gratuito criado pelos alunos de Medicina da UFF acesse o instagram @prebarrosterra

2021 – Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense

Rua Marquês de Paraná, 303 – Centro, Niterói – RJ, 24220-000

1