ARRASTE PARA BAIXO
COORDENAÇÕES
  • GERAL
  • ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS ㅤ
  • CULTURA E FORMAÇÃO CIENTIFICA
  • DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
  • RELAÇÕES ESTUDANTIS
  • SÓCIO ESPORTIVA
A coordenação geral do DABT é responsável por garantir que haja unidade, trabalho e integração entre as diversas outras coordenações. Além disso, o(a) coordenador(a) geral é responsável legalmente pela diretoria e deve cuidar e gerir, juntamente com a coordenação de administração e finanças, o caixa do diretório. Assim, entende-se que a essa coordenação se reserva o trabalho administrativo, devendo presidir e convocar as reuniões ordinárias, extraordinárias e assembléias gerais. Esses espaços são locais de debate e deliberação estudantil, nas quais todo(a) aluno(a) apresenta voz e voto. Por fim, as atividades dessa e de outras coordenações é estabelecida pelo estatuto do DABT e reguladas pelo CRT (Conselho de Representantes de Turma).
A coordenação de administração e finanças é responsável por cuidar e gerir o fluxo de caixa do DABT! O diretório possui um caixa para que possamos realizar eventos para a comunidade estudantil da MEDUFF. Assim, o financeiro é responsável pelo pagamento de técnicos, quadras, eventos, festas e dentre outras atividades. A arrecadação, para que possamos arcar com esses custos, é feita através da venda de produtos, do lucro de eventos e do pagamento de mensalidades dos esportes!! Por fim, sempre que necessitar de explicações a respeito das finanças da diretoria, o aluno pode falar com os membros da coordenação, pois estamos sempre dispostos a explicá-lo.
O objetivo principal dessa coordenação é promover a formação do corpo estudantil! Com isso, são responsáveis pela organização de eventos que incentivam a pesquisa, a extensão e o aprendizado de diversos temas, relacionados direta ou indiretamente à medicina. Entre eles, podemos citar o  Congresso Acadêmico Medicina UFF e a Conferência Curricular, além disso organizam outros eventos de cunho acadêmico-cultural, como simpósios e workshops!! Tais eventos são construídos muitas vezes para a participação do corpo estudantil, visto que são centrados numa vontade de trazer temas de interesse para a faculdade. Ainda, esse grupo organiza outros eventos em conjunto com outras instituições, nesse caso, podemos citar o Café com Prosa, tipo de evento realizado com a DENEM.
A coordenação de divulgação e imprensa cuida de toda a articulação das redes sociais do diretório para potencializar as nossas ações, eventos e posicionamentos. Com o trabalho desses diretores objetivamos facilitar o fluxo de informação e ajudar mais pessoas a ficarem informadas, além de aproximar o corpo estudantil da diretoria!! Assim, entende-se que eles são a primeira frente de contato com os alunos e, por isso, devem estar dispostos a responder perguntas, explicar situações e, quando necessário, encaminhar as demandas para os membros das outras diretorias. Por fim, não deixe de conhecer nosso instagram e de participar dos grupos de WhatsApp, pois a interação com o corpo estudantil é a base dessa coordenação!!
Comunicação é a primeira palavra que vem à mente, quando pensamos em descrever a relações estudantis. Essa coordenação tem o objetivo de realizar a articulação estudantil para que as demandas e direitos dos alunos sejam atendidos!! Dentre as articulações que devemos realizar, para que fiquemos informados e possamos lutar pelos alunos, pode-se citar: CRT (Conselho de Representantes de Turma); DENEM (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina); Órgãos colegiados (Colegiado de curso, Núcleo Docente Estruturante, Faculdade de Medicina e Instituto de Saúde da Comunidade); Reitoria e DCE (Diretório Central dos Estudantes); e outros! Por fim, caso tenha alguma demanda, não deixe de participar da Reunião Ordinária toda segunda às 18h ou entrar em contato com algum membro da diretoria! 
A coordenação Sócio Esportiva é responsável por promover a saúde mental e física dos alunos. Dessa forma, atua na realização de festas e também dos esportes! Com relação às festas, as principais são a choppada e a calourada, mas podem existir outras caso seja de interesse da diretoria e do corpo estudantil. Já os esportes, esses são diversos e para participar você deve procurar o(a) diretor(a) de modalidade (DM) dos esportes que tem interesse, sendo a mensalidade de R$ 40,00 e o aluno pode participar de quantos esportes quiser! Além do que já foi citado, a sócio esportiva também é responsável pela formulação dos nossos produtos. Não deixem de visitar a nossa lojinha!!
FUNCIONAMENTO GERAL
SOBRE O DABT

O Diretório Acadêmico Barros Terra (DABT) foi fundado no dia 29 de Julho de 1929 pelos acadêmicos da Faculdade Fluminense de Medicina e nomeado, em homenagem ao diretor Antônio Barros Terra, quatro anos após sua criação. Durante seus 92 anos de existência, o DABT lutou pela continuidade do curso de medicina em Niterói, pela federalização da faculdade, pela reabertura do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), pela aquisição de um espaço físico destinado aos estudantes, além de atuar como resistência na ditadura militar. Atualmente, nosso diretório segue lutando por uma educação pública, gratuita e de qualidade, sempre em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da vida, do Estado de direito e de outros pontos estatutários.

 

Ainda, o DABT é composto por todos os alunos regularmente matriculados no curso de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), os quais atuam na frente da luta estudantil buscando intensificar as ações discentes da diretoria. Essa, por sua vez, é composta por acadêmicos da Faculdade de Medicina da UFF, eleitos para o mandato de um ano e sendo responsáveis por representar os(as) alunos(as) em reuniões e em eventos esportivos e acadêmicos. Ademais, os discentes eleitos são divididos em seis coordenações, dispostas nos ícones acima, as quais refletem a variedade de atuações que o DABT possui para garantir a representação do corpo discente da Faculdade de Medicina da UFF.

CONHEÇA AS ATIVIDADES ESTUDANTIS
  • Coordenação Local de Estágios e Vivências
  • Pré Universitário Barros Terra
  • Comissão de Torcida
A CLEV (Coordenação Local de Estágios e Vivências) é um grupo de alunos que funciona como uma extensão do diretório acadêmico que representa a Faculdade de Medicina nos eventos e estágios promovidos pela DENEM (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina). Ela se articula com a coordenação de estágios da DENEM para promover intercâmbios de alunos entre instituições de ensino no Brasil e no mundo, sendo responsável por informar e acompanhar os intercambistas durante todo o processo. Existem 8 modalidades de intercâmbio dirigidos pela CLEV: dois nacionais (EN e ENMFC) e 6 internacionais (SCOPE, SCORE, SCOPH, SCORA, NBC e NBChi). Os programas contemplam atividades diferentes - como prática hospitalar e pesquisa clínica - e oferecem vagas por meio do edital de pontos e do edital de sorteio.
O Projeto do Pré-universitário Social Barros Terra visa a inclusão e, consequentemente, o acesso de alunos de baixa renda a universidades públicas através do ensino. O intuito é diminuir barreiras sociais sem custos expressivos à Faculdade de Medicina. Então, calcando em um tripé de equidade, maturidade intelectual de jovens e transversalidade da saúde, os alunos graduandos da UFF se propõem a ministrar aulas preparatórias para tornar o vestibular mais equânime. O público alvo são pessoas de baixa renda que estudam ou concluíram o ensino médio em escolas públicas. Os alunos do pré-vestibular têm aulas voltadas não só para a realização da prova do vestibular, mas também para incentivar a sua maturidade intelectual, consciência social e o aprendizado em saúde.
Algumas pessoas, ao entrarem na faculdade de Medicina da UFF, percebem que ser parte desse corpo é muito mais do que percorrer seis breves anos em sala de aula. A insana paixão que enche nossos corações e faz com que o grito mais alto não seja suficiente de demonstrar nossa garra se cria nas quadras, e mais ainda em uma parte muito especial dos ginásios: a arquibancada. Assim surgiu a comissão de torcida da torcida leões da UFF: um grupo de fanáticos pelo Leão, que se dispuseram a fazer músicas, bandeiras, materiais e a dar, sem querer nada em troca a não ser ver a arquibancada urrando em azul e branco, seu tempo e suor nos jogos e fora deles para levar a torcida leões da UFF para seu lugar de direito, erguendo mais uma vez a taça de melhor torcida

2021 – Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense

Rua Marquês de Paraná, 303 – Centro, Niterói – RJ, 24220-000